sexta-feira, 13 de novembro de 2009

bullying/preconceito

bullying - pra quem não sabe, bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.
o bullying pode ocorrer na escola, no trabalho, até mesmo na sua rua. quem recebe esses atos de vandalismo geralmente são pessoas estranhas, feias, que falam sobre coisas bobas ou que se vestem de maneira feia.

tipos de bullying:
- insultar a vítima; acusar sistematicamente a vítima de não servir pra nada.
- ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade.
- interferir com a propriedade pessoal de uma pessoa, livros ou material escolar, roupas, etc, danificando-os.
- espalhar rumores negativos sobre a vítima.
- depreciar a vítima sem qualquer motivo.
- fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando a vítima para seguir as ordens.
- colocar a vítima em situação problemática com alguém (geralmente, uma autoridade), ou conseguir uma ação disciplinar contra a vítima, por algo que ela não cometeu ou que foi exagerado pelo bully.
- fazer comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe), sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nível de renda, nacionalidade ou qualquer outra inferioridade depreendida da qual o bully tenha tomado ciência.
- isolamento social da vítima.
- usar as tecnologias de informãção para praticar o cyberbullying (criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento, de publicação de fotos etc).
- chantagem.
- expressões ameaçadoras.
- grafitagem depreciativa.
- usar de sarcasmo evidente para se passar por amigo (para alguém de fora) enquanto assegura o controle a posição em relação à vítima (isto ocorre com freqüência logo após o bully avaliar que a pessoa é uma "vítima perfeita").


quando eu era pequena ninguém gostava de mim, me chamavam de bruxa, sapatão, feia, etc, e isso me machucava muito e chorava. já fui xingada, maltratada e minhas amigas me excluiam sempre.
Manuela K., 11, Canoas-RS.

quando eu estava na segunda série eu era muito inocente e os meninos me maltratavam, um certo dia um deles enrolou uma linha pelo meu corpo e pediu meu lanche bem bravo. e as crianças não deixavam eu brincar com elas porque eu sou negra, mas isso tudo já passou.
B.E.C, 12, Uberlândia-MG.

meu apelido na escola era saco de areia. uma vez uma menina espalhou que eu havia ficado menstruada e espalhou pra todos, daí eles começaram a me chamar de 'filha do demo', mas depois esqueceram.
GRV, Poa-RS.

na minha escola tem uma menina do 7º ano que transou com o menino do 1º, ele filmou e o vídeo caiu na internet, todo mundo meche com ela.
anônimo.

a palavra de quem já sofreu o bullying:
"sofrer bullying é a pior fase do preconceito, eu sofri bullying desde os meus 10 anos até os 17 - que foi quando eu deixei de ser uma criança imatura e aprendi que apenas os meus amigos mereciam total respeito - sempre fui gordinha e negra, minha família era de classe baixa, bem pobre mesmo, eu estudava numa escola particular por conta de uma bolsa de estudos que ganhei de presente do diretor da escola, sempre me empenhei bastante, era uma "nerdzinha" e por conta disso sofria MUITO bullying dos meus "amigos de turma". eles me apelidaram de 'saco de bosta' e de 'baleia encalhada' eu era BV e isso era motivo de piada pra todos do colégio, falavam que ninguém nunca teria coragem de ficar comigo etc. já fui muito maltratada, já apanhei muito nas saídas da escola, já passaram tinta na minha cadeira sem eu perceber, roubavam meus materiais escolar e muuuito mais. hoje tenho 23 anos, e sou muito feliz! sou professora e não admito nenhum tipo de preconceito na minha turma, eles me conhecem e vivem em perfeita harmonia."
ela preferiu que não colocássemos o nome, mas ela tem 23 anos e mora em Brasília.

e você pode fazer a diferença:
- não ria de piadas ofensivas.
- converse com o colega que está sofrendo bullying e pergunta se você pode ajudar.
- conte para professores de confiança se você ver algum tipo de bullying na sua escola.
- se presenciar alguma agressão grave, avise imediatamente a um adulto.
- crie, com a ajuda de um diretor de turma, um grupo de voluntários que possam ajudar esses alunos.
- e nunca fique calado se presenciar algum ato de bullying.

obrigada a todos que participaram. espero que esse post sirva de aprendizado pra todos! bullying é chato, é ruim e pode causar danos intoleráveis. NÃO PRATIQUE BULLYING.

Nenhum comentário: